VOCÊ É UM GUERREIRO?

(...) "O AMOR É ARMA ÚNICA UTILIZADA PELOS GUERREIROS DO PAI"(...)
Trecho retirado da psicografia recebida ontem (05/06/2011) ditada pelo espirito de luz Shalida.

JULIUS

JULIUS

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

RELIGIÕES

“Fora da caridade não há salvação”
Espiritismo é a doutrina dos que crêem que podem ser evocados os espiritos dos mortos. Em outras acepções, nomeadamente segundo Allan Kardec (1804-1869), é compreendido como uma doutrina de cunho filosófico-religioso voltada para o aperfeiçoamento moral do homem, que acredita na possibilidade de comunicação com os espíritos através de médiuns.
Desse modo, o termo pode se referir a:
  • Espiritualismo: uma doutrina filosófica que admite a existência do espírito como realidade substancial.
  • Doutrina espírita: como codificada pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec).

O termo "kardecista" não costuma ser o usado por parte dos adeptos, que reservam a palavra "espiritismo" apenas para a doutrina tal qual codificada por Kardec, afirmando não haver diferentes vertentes dentro do espiritismo, e denominando correntes diversas de "espiritualistas". Estes adeptos entendem que o espiritismo, como corpo doutrinário, é um só, o que tornaria redundante o uso do termo "espiritismo kardecista".
A própria obra desaprova o emprego de outras expressões como "kardecista", definindo que os ensinamentos codificados, em sua essência, não se ligam à figura única de um homem, como ocorre com o cristianismo ou o budismo, mas a uma coletividade de espíritos que se manifestaram através de diversos médiuns naquele momento histórico, e que se esperava continuassem a comunicar, fazendo com que aquele próprio corpo doutrinário se mantivesse em constante processo evolutivo.
O espiritismo moderno surgiu em Hydesville, nos Estados Unidos, com as irmãs Margaret e Kate Fox. As duas eram ainda crianças quando, em 31 de março de 1848, aconteceram as primeiras manifestações espíritas. Ruídos de pancadas foram ouvidos na casa da família Fox. Depois, móveis passaram a mover de uma parte para a outra. Kate e Margaret criaram um sistema de comunicação com o suposto espírito. As notícias do fenômeno se espalharam e sessões espíritas começaram a ser realizadas por toda a parte, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa.
Reencarnação
a) O lema de Kardec: “Nascer, morrer, renascer e progredir sempre; esta é a lei” (Epitáfio no túmulo de Allan Kardec).

b) Definição: A crença de que a alma se transfere de uma existência física para a outra, até que, depois de muitas vezes ter vivido aqui na terra, a alma é liberada da existência terrena e absorvida pelo Absoluto.

 Expiação e progresso contínuo até a perfeição. O objetivo da reencarnação é, pois, “expiação, aprimoramento progressivo da humanidade”.
Sua doutrina fundamenta-se principalmente na reencarnação e na Lei da Causa e do Efeito. Abre a porta, mostra o caminho iluminado e aconselha o homem a percorre-lo a fim de alcançar a sua libertação dos renascimentos dolorosos em mundos de sofrimentos, como é o nosso atualmente, candidatando-se à vivência em mundos melhores.  trecho retirado do livro(“Lições de Umbanda e Quimbanda na Palavra de Um Preto-Velho”).
Nomes ligados ao espiritismo mais conhecidos:
Chico Xavier
Bezerra de Menezes
Divaldo Pereira Franco
Caibar Schutel
Waldo Vieira
Zibia Gaspareto
Camille Flammarion
Entre outros.

“sem conhecimento não alcançaremos a luz da fé raciocinada, capaz de descerrar- nos o caminho à verdade que nos fará livre; entretanto, somos forçados a reconhecer que não vale a escola do bem, sem a vivência no bem, como em nada adianta planejar sem fazer”. Divaldo


Nenhum comentário:

Postar um comentário